quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O SANTO SEM CONTA BANCÁRIA.

A Festa de São Sebastião é uma das mais importantes e tradicionais da cidade. O evento é pomposo com procissão e, logo após, a parte profana, com shows, parque de diversão, bandas musicas, etc. O Padre geralmente forma uma comissão para angariar fundos para a realização da mesma.
Numa quinta feira de 2001, a comissão da festa resolveu visitar o comércio, solicitando contribuição em dinheiro.Os comerciantes reclamavam da baixa venda no comércio e, por isso, não podiam contribuir com uma grande quantia.
Chegando na "Casa Comarinho",especializada na venda de baterias para automóvel, procurou os proprietários Miguel e DaPaz, católicos fervorosos, esperando alí, receber uma genorosa contribuição.
Para sua surpresa, a ladainha foi a mesma: as vendas estavam fracas, o comércio parado dificuldade de pagar aos fornecedores, etc., etc... Mas o Padre insistiu:
- Dona Dapaz, só para ornamentar o andor de São Sebastião do jeito que ele merece, vamos gastar uma fortuna e a senhora só vai contribuir com vinte reais? Deixe de ser pirangueira e abra seu coração para o Santo que é o Padroeiro, pai e protetor de todos aqui de Belo Jardim. Afinal, o dinheiro que a senhora vai doar não é nem para mim nem pra Igreja,é pra São Sebastião !
Para se ver livre de toda aquela insistência que parecia não ir acabar nunca, Dapaz abriu a gaveta, pegou o talão e passou um cheque de mil reais. Os olhos do padre brilharam de alegria. Emocionado, disse que ela não se arrependia de tamanha generosidade.
A festa foi um sucesso. Grande demostração demostração de fé dos belojardinenses. Segundo comentários o andor que levava São Sebastião pelas ruas da cidade em procissão era o mais bonito de todos os tempos.

Quinze dias depois, com aspecto de quem não estava de bom humor, o padre voltou a procurar Dapaz em seu estabelecimento comercial e aconteceu o seguinte diálogo:

- Mas dona Dapaz, o seu cheque voltou...
- ôxente padre, o que aconteceu? Estava sem fundos?
- Não. A senhora passou um cheque NOMINAL à São Sebastião e o banco não quer pagar.
- Mas o senhor não disse que o dinheiro era pra São Sebastião?

Nenhum comentário:

Postar um comentário